Salar de Tara

Uma coisa super óbvia que todo mundo espera ver no Atacama é….. Deserto né!! Mas sabe o que é incrível no lugar? Por diversos momentos você esquece completamente que está no meio do deserto, pois encontra tantas lagoas, vegetações e animais que quase não condizem com aquela imagem tradicional que temos de areia + areia.

Mas te falo, se tem um trajeto que te lembra exatamente onde você está é o caminho para o Salar de Tara. É tanta história, tantos tons de marrom e uma energia que não tem como descrever, só indo para sentir. Arrepiei só de lembrar..

Dá uma conferida no que esse lugar alucinante tem à oferecer!!

O PASSEIO

Nesse dia pudemos dormir um pouquinho mais!!! Nosso guia Pablo foi nos buscar as 9h30 para começarmos nossa aventura em direção ao magnífico Salar de Tara, a 4.100m de altitude!

O caminho era longo e primeira parada foi para admirarmos a beleza do vulcão Licancabur, o principal da região. Na sequência fomos para Quipiaco, uma área com uma linda vista para a lagoa e onde nos deliciamos com o café da manhã preparado pelo nosso guia! Apesar do termômetro marcar 4ºC, a sensação térmica era de que estava bem mais quente, a ponto de ter que tirar casaco no sol.

Licancabur - Deserto do Atacama - Dona Viagem
O lindo vulcão Licancabur
Quipiaco - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Parada em Quipiaco, onde aproveitamos para tomar café da manhã

Barriguinha cheia, continuamos nosso rumo. A parada seguinte foi na Caldeira de La Pacana, a 4.900m de altitude!! Acho que foi o ponto mais alto de toda a viagem. Dali você tem uma vista deslumbrante para o Salar Águas Calientes e Salar de Tara! Um detalhe: ali venta muito!! Então prepare o casaco.

Caldeira - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Segura o cabelo nessa ventania do deserto!

Hora de adentrar a Reserva Nacional Los Flamencos, com formações rochosas que parecem figuras humanas. Deixe sua criatividade à solta e veja a formação de índios, rostos e muitas outras coisas no meio dessa obra de arte da natureza. Entre as principais atrações rochosas, podemos ver as Catedrais e os Vigilantes Brancos.

Vigilantes Brancos - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Nosso batmóvel e uma parte da formação rochosa Vigilantes Brancos
Catedrais - Deserto do Atacama - Dona Viagem
A beleza das Catedrais

Depois de muito admirar o deserto, era hora de partir para o Salar de Tara! Ele é um verdadeira oásis!! É estupendo poder ver aquele monte de verde com a lagoa e o vulcão ao fundo onde você acreditaria encontrar nada além de terra e vento!

Salar de Tara 1 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Definição de oásis!!

Terminamos nosso passeio degustando um delicioso almoço preparado pelo guia com uma vista fenomenal para aquele paraíso!

Salar de Tara - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Mesa no capricho e almoço super gostoso!

Um detalhe sobre esse passeio: não existe banheiro durante o dia todo. As necessidades são feitas direto na natureza, então mulheres, levem um pacote de lenços umedecidos na mochila e não esqueçam de levar uma sacolinha para guardar o que for usado.

CUSTO

Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Vi o tour regular variar de 53.000 a 80.000 pesos por pessoa. A entrada do parque é gratuita.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

Esse dia tem muito vento e baixas temperaturas, então pode se preparar!

Sugestão:

  • Calça jeans ou legging comprida;
  • Camisa com manga comprida;
  • Casaco corta-vento/de neve;
  • Tênis de trekking ou academia;
  • Chapéu;
  • Óculos escuros;
  • Muito protetor solar.

Sempre muita água na mochila!

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.

CURIOSIDADES

A Caldeira de La Pacana é a maior cratera de vulcão do mundo!! Ela possui 65km de extensão por 35km de largura e surgiu depois que um super vulcão explodiu há mais de 4 milhões de anos e todas as rochas foram formadas pelas cinzas.

O Salar de Tara é administrado pelo povoado de Toconao e as funcionárias ficam lá por 7 dias, depois voltam para 7 dias de descanso na vila, fazendo um revezamento.

Índios - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Gostei tanto que me camuflei na paisagem! 🙂

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


O deserto é lindo demais né?! Conta aqui pra gente o que você achou!! E não esqueça de assinar o blog para receber as novidades super quentinhas!! 😉


Um comentário sobre “Salar de Tara

Deixe um comentário